domingo, 9 de setembro de 2012

Aprenda com as Pedras

O conhecimento que vem da pedra : Através das pedras podemos nos orientar no espaço e no tempo e descobrir como surgiu o conhecimento sobre a vida,  a origem da aprendizagem.
O registro da origem das espécies, dos registros iniciais da escrita e da matématica, da história do tempo e da evolução cientificamente comprovada e registrada em rochas sobre a vida humana e o planeta que vivemos.

Quando os pesquisadores olham para uma camada de rocha, eles olham para todos os fósseis contidos lá, determinando quais espécies viviam no mesmo período. Ao olhar para as camadas de rochas vizinhas, os pesquisadores podem eventualmente determinar como a vida se desenvolveu durante os bilhões de anos da história da Terra. Todas essas descobertas ajudam a criar o registro fóssil: a coleção total de todos os fósseis conhecidos na Terra.
Esses relacionamentos podem dar aos cientistas muitas pistas sobre como a vida mudou com o tempo. Aqui estão alguns exemplos:

• um súbito aumento no número de algas fossilizadas pode estar relacionado a uma mudança no clima e nas fontes de alimento disponíveis;

• pólen fossilizado pode revelar os tipos de árvores e outras plantas que cresciam durante períodos específicos, mesmo se as próprias plantas não foram fossilizadas;

• diferenças nos tamanhos dos anéis em madeira petrificada podem corresponder a mudanças no clima.

Os cientistas podem usar os relacionamentos entre fósseis de diferentes períodos para embasar a teoria da evolução. Por exemplo, um paleontólogo poderia estudar os restos fossilizados de cavalos pré-históricos para determinar como eles se relacionam com os cavalos modernos. As similaridades entre alguns ossos de dinossauros e os ossos dos pássaros de hoje sugerem que alguns dinossauros eventualmente evoluíram para pássaros.
Fósseis transicionais, ou fósseis que exibem características de mais de um tipo de animal, também podem embasar a teoria da evolução. Por exemplo, o crânio mostrado acima é um fóssil de 25 milhões de anos de uma baleia com barbatana. Mas diferentemente das baleias com barbatanas de hoje, essa tinha dentes afiados. Ela parece ser uma etapa intermediária entre as baleias extintas, que tinham pernas e dentes, e as baleias de hoje.
Os cientistas também podem usar os fósseis para identificar espécies de plantas e animais que existem atualmente. Pesquisadores identificaram a espécie de pinheiro mostrada à direita com a ajuda de uma impressão de fóssil de 90 milhões de anos de idade.
Até a origem da matématica, da escrita podem ser comprovadas através de rochas, o que comprova que as pedras contam a história para o homem e do homem em seu habitat natural.

Um comentário:

  1. Falar sobre as pedras é muito importante, pois através desses minerais podemos contextualizar de forma instigante e criativa as matérias que ensinamos na escola e fazer pontes para que os alunos percebam, que tudo que aprendem tem um significado muito maior do que simplesmente registrar em um caderno.

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